Helen Luz nasceu com o basquete correndo em suas veias. Nascida em Araçatuba, a Ala/Armadora foi incentivada desde cedo por seu pai, Nélson Luz, ex-jogador de basquete, a se dedicar à modalidade. Com seus irmãos, Silvinha, Cíntia, Rafael, Sully Freire Luz Formis e Nelson Luz Filho, a atleta faz parte de uma família de apaixonados pela bola laranja.
Um dos principais destaques em sua carreira são as participações nos Jogos Olímpicos (Barcelona 1992, Sydney 2000 e Atenas 2004), nos quais desempenhou um papel importantíssimo na Seleção Brasileira após a aposentadoria de Paula e Hortência.
A atleta mostrou todo seu talento e foi elevada a outro patamar durante o Campeonato Mundial da Austrália, quando o Brasil foi campeão invicto, fazendo uma campanha emblemática, que reverbera até hoje na história do basquete nacional. Ao lado de Magic Paula, Hortência, Janeth Arcain e outras estrelas, Helen fez com que o mundo todo presenciasse o potencial e a excelência das brasileiras no basquete.
Além desse feito, a ala/armadora também foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, em 2003.
Em sua trajetória brilhante, passou por diversos clubes nacionais e também internacionais, incluindo uma passagem pela WNBA pelo Washington Mystics entre 2001 e 2003.
Após se aposentar das quadras, a ex-atleta manteve viva sua paixão pelo basquete, atuando como comentarista e exercendo papéis de liderança na Liga de Basquete Feminino (LBF). Além disso, Helen também comanda o Projeto Cesta De Três, um projeto social realizado nas cidades de Louveira e Jundiaí, idealizado com suas irmãs Cintia e Silvia Luz.
Hoje, seu legado continua a inspirar as novas gerações e seu nome segue como um dos grandes representantes da potência do basquete brasileiro.