Seleção que marcou a primeira participação do Brasil no I Campeonato Mundial de basquete feminino realizado no Chile de 7 a 22 de Março de 1953 e foi pela primeira vez campeã do II Torneio Sul Americano de 1954.
Jogadoras: Anesia da Costa, Aglaé Giogio, Nair Kanawati, Wanda Lima Bezerra, Marta Helga Kampman, Marly Gama Alvarez, Ivone Santos, Noemia Assunção, Maria Aparecida Cardoso, Zilda Ulbrich, Maria Ferrari, Nívea Fiqueiredo.
Dez times participaram do Mundial: Chile, Estados Unidos, França, Paraguay, Argentina, Peru, Mexico, Switzerland e Cuba. O Brasil ganhou de Cuba (50 a 31), da Argentina (40 a 36), dos Estados Unidos (29 a 23), do Paraguai (40 a 37), porém perdeu para a França e para o Chile, ficando em quarto lugar no Campeonato. Zilda Ulbrich (a Coca) Cida Cardoso e Maria Ferrari foram os destaques do mundial.
Significado Histórico:
O I Campeonato Mundial de Basquete Feminino, considerado inovador, aconteceu três anos após o primeiro Campeonato Mundial masculino, estabelecendo o basquete feminino no cenário global. Com a organização da FIBA, todos os jogos foram disputados no Estádio Nacional do Chile.
Este primeiro campeonato marcou não apenas o início de uma competição regular, mas também o reconhecimento oficial do talento e da organização do basquetebol feminino na região sul-americana.
Condições do Torneio “Apocalíptico”:
O aspecto mais notável deste campeonato foram as condições absolutamente caóticas descritas pelos participantes. A equipe dos EUA lutou contra chuva, fogo, quedas de energia e arremesso de pedras no caminho para sua primeira vitória no campeonato mundial.
Desastres Climáticos
De acordo com Betty Clark, armadora da equipe dos EUA, o torneio contou com basquete ao ar livre na chuva e jogos disputados com queda de energia. Um jogo contra o Paraguai foi disputado nessas condições extremas, com os EUA vencendo por 41 a 31. Este jogo chegou a ser interrompido diante da atitude intensa dos torcedores que zangados com os árbitros atearam fogo e jogaram na quadra.
Resultados do Campeonato
Jogo final: Os Estados Unidos venceram o Chile por 49 a 36 no jogo final conquistando o primeiro campeonato mundial. Notavelmente, apesar de perder para o Brasil na rodada final, Os Estados Unidos conquistaram o título inaugural. O torneio usou um formato round-robin em vez de um sistema eliminatório tradicional.
Medalhistas: Ouro – EUA, Prata – Chile, Bronze – França